Content

Glossário I-Z

sábado, 12 de julho de 2008
I

IBM - Iniciais de International Business Machines. Thomas J. Watson fundou a empresa em 1914, com o nome de Computing-Tabulating-Recording Co.; dez anos depois viria a mudar o nome para IBM. Com a introdução, em 1981, do IBM-PC, a empresa criou o standard de facto para os computadores pessoais. Até ao final dos anos 80, o termo IBM-compatível designava todos os computadores pessoais, fabricados ou não pela IBM, mas capazes de correrem os mesmos programas.

ICMP - Internet Control Message Protocol; é o protocolo auxiliar ao IP, que carrega informações de controlo e diagnóstico, informando falhas como TTL do pacote IP que expirou, erros de fragmentação, routers intermediários congestionados e outros.

Icon - Ícone. Símbolo que num interface gráfico representa um comando, uma aplicação, um ficheiro, etc.

IDE - Iniciais de Integrated Drive Electronics. Padrão para interfaces de disco no qual parte dos circuitos electrónicos residem no próprio disco rígido. Nos PCs modernos existem controladores IDE com dois canais, com suporte para um máximo de quatro dispositivos. Este interface é também usado em unidades de CD-ROM, de fita magnética, discos Zip, leitores de cartões PC Card e até digitalizadores. As variações deste interface com acesso directo à memória, designadas Ultra DMA/33 e Ultra DMA/66, permitem débitos de transferência até 33 e 66 MB/segundo, respectivamente.

IETF - Internet Engeneering Task Force. Comité aberto de desenvolvimento de recursos para a Internet.

IMAP - Tipo de servidor de recepção de correio electrónico; Permite a consulta directa no servidor, apesar de trabalharmos remotamente.

Intel - Empresa fundada em 1968 por Robert Noyce, Gordon Moore e Andrew Grove. O nome é uma contracção de INTegrated ELectronics. Nos anos 90, o termo "compatível Intel" substituiu "compatível IBM" na designação dos computadores pessoais baseados em processadores Intel e capazes de correrem sistemas operativos Microsoft.

Interface - Ponto de ligação entre dois elementos diferentes de forma a que possam trabalhar em conjunto. No caso do software, a aplicação mais conhecida é o interface gráfico, introduzido pela primeira vez em computadores pessoais pela Apple em 1984 e popularizado pela Microsoft com o Windows. Neste caso trata-se de um interface entre o hardware e o seu utilizador. Uma aplicação comum de um interface de hardware é a placa de rede, também conhecida pelas iniciais NIC, de Network Interface Card. Neste caso, trata-se do interface físico entre o computador e uma rede.

Internet
1. Com inicial maiúscula, significa a "rede das redes". Originalmente criada nos EUA, tornou-se uma associação mundial de redes interligadas, em mais de 70 países. Os computadores utilizam a arquitetura de protocolos de comunicação TCP/IP. Originalmente desenvolvida para o exército americano, hoje é utilizada em grande parte para fins académicos e comerciais. Permite transferência de arquivos, login remoto, correio eletrónico, news e outros serviços;
2. Com inicial minúscula significa genericamente uma colecção de redes locais e/ou de longa distância, interligadas por pontes, roteadores e/ou gateways.


Intranet - São redes corporativas que se utilizam da tecnologia e infraestrutura de comunicação de dados da Internet. São utilizadas na comunicação interna da própria empresa e/ou comunicação com outras empresas.

IP - Internet Protocol. Protocolo responsável pelo roteamento de pacotes entre dois sistemas que utilizam a família de protocolos TCP/IP desenvolvida e usada na Internet. É o mais importante dos protocolos em que a Internet é baseada.

IRC - Internet Relay Chat.

IRQ - Interrupt Line Request. Linha de pedido de interrupção. Esta linha indica ao processador se o periférico ao qual está atribuída quer comunicar com ele ou não.

ISA - Industry Standart Architecture. Slot de expansão com uma largura de bus de 16 bit a uma velocidade de 8.25Mhz.

ISAPI - Internet Server Aplication Program Interface. São aplicações, similares às CGI, que rodam do lado servidor e estendem as características do Microsoft IIS (Internet Information Server) em máquinas com sistema operativo Windows NT. Estas aplicações são geralmente escritas em C ou C++.

ISDN - Integrated Services Digital Network. Sistema telefónico digital que, mediante o uso de equipamentos especiais, permite enviar e receber voz e dados simultaneamente através de uma linha telefónica.

ISO - International Organization for Standardization. Uma organização internacional formada por órgãos de diversos países, tais como o ANSI (americano), o BSI (inglês), o AFNOR (francês) e a ABNT (brasileira), e que estabelece padrões industriais de aceitação mundial.

ISP - Internet Service Provider. É uma empresa que disponibiliza os mecanismos necessários para aceder á Internet. Pode ainda comercializar produtos específicos como caixas de correio ou alojamento de sites.

ITU - International Telecomunications Union. Órgão da ONU responsável pelo estabelecimento de normas e padrões em telecomunicações.

J


Java - Linguagem orientada a objetos, com sintaxe similar a C++, porém com biblioteca bastante distinta, que permite o desenvolvimento de aplicações e applets java. Gera código intermediário (byte codes) que são interpretados em tempo de execução, o que, juntamente com a sua biblioteca, torna a liguagem multi-plataforma, permitindo que o seu código seja executado nas mais diversas máquinas e sistemas operativos, sem a necessidade de adaptação. A Sun Microsystems, que inventou a linguagem Java, desenvolveu um browser para leitura dos applets e classes, e também uma consola para adaptação noutros navegadores.

JPEG - Iniciais em inglês de Joint Photographic Experts Group. Trata-se de um formato de compressão de imagens muito usada pela forma como consegue reduzir o tamanho dos ficheiros. É o tipo de formato de ficheiro de imagem mais usado na Internet, juntamente com o GIF. Os ficheiros com compressão JPEG têm normalmente a extensão .JPEG ou .JPG.

Javascript - Linguagem de programação integrada nas páginas da web. É similar à linguagem Java mas, ao contrário desta, que se carrega separadamente da página web e cuja área de influência está restringida a uma zona da mesma, a Javascript executa-se ao mesmo tempo que se apresenta na página e tem sobre esta uma influência total.

K


KB - Abreviatura de kilobyte. Unidade de armazenamento normalmente usada em informática e que é igual a 1024 bytes. Usa-se normalmente como unidade de medida da magnitude de uma memória.

Kernel - O núcleo de um sistema operativo. A parte do código que controla as funções básicas do hardware, como a gestão de memória e dos periféricos; programa central que permite o acesso aos comandos do sistema, é compilado a partir de ficheiros fonte, ficheiros binários e parâmetros configuráveis.

Keyword - Palavra-chave. Palavra usada em ferramentas de busca ou base de dados, que traz em si o significado de um assunto; através dela, é possível localizar esse mesmo assunto.

L


LAN - Local Area Network. Uma rede formada por computadores localizados no mesmo espaço físico, como uma sala ou um prédio.

LCD - Iniciais em inglês de Liquid Crystal Display, ou ecrã de cristais líquidos.

Linguagem Script - São linguagens de programação cujo código fonte é interpretado pelo programa em tempo de execução. Por exemplo, o browser interpreta HTML, Javascript e Vbscript.

Linha dedicada - Linha de telecomunicações, normalmente digital, destinada a assegurar uma ligação permanente entre dois pontos. Este tipo de linhas é especialmente usado pelas empresas para estabelecer ligações entre delegações e/ou conectividade entre redes e acesso à Internet.

Link - Ligação, elemento de união. Surge habitualmente como abreviatura de hyperlink.
Conexão, ou seja, elementos físicos e lógicos que interligam os computadores da rede. São ponteiros ou palavras chaves destacadas num texto, que quando "clicadas" nos levam para o assunto desejado, mesmo que esteja noutro arquivo ou servidor.


Linux - Sistema operativo de funcionalidade semelhante ao Unix e de distribuição livre, muito divulgado na Internet. Criado em 1994 (versão 2.0) pelo programador finlandês Linus Torvalds. Tal como o servidor Apache, o Linux é desenvolvido em todo o mundo por milhares de programadores e distribuído livremente.

Listserv - Software servidor que mantém os grupos de discussão, também conhecidos como newsgroups. O mais famoso conjunto de grupos de discusão é a USENET.

Local loop - Lacete local. Circuito físico de telecomunicações constituído por cabo de cobre que liga a casa do cliente ao comutador local de uma infraestrutura de comunicações telefónicas.

Login - O login é o nome que o usuário utiliza para aceder ao servidor da rede. Para entrar na rede, você precisa de introduzir a sua identificação (login), seguido de uma senha (password).

Log off - Despedir-se. Terminar adequadamente uma sessão on-line ou ligação à rede, em oposição a fazê-lo pouco tecnicamente, sem seguir as formas de se desligar conforme estabelece o protocolo.

Log on - Entrar. Entrar com prévia identificação, num sistema informático ou numa rede.

Logfile - Ficheiro de registo no qual se arquivam todas as actividades realizadas por um programa ou durante uma sessão on-line. É normalmente escrita no disco rígido e serve como futura referência ou como controlo de segurança.

M


Macintosh - Computador pessoal criado pela Apple em 1984. Foi o primeiro computador pessoal bem sucedido a introduzir conceitos que só muito mais tarde se tornariam norma, como o rato e o interface gráfico com o utilizador. Um ano antes, a Apple tinha já feito uma tentativa, que acabaria por não ter seguimento, com o Lisa.

Mail gateway - Computador que distribui correio electrónico entre dois ou mais sistemas diferentes de correio electrónico.


Mail server - Computador de um fornecedor de serviços Internet através do qual circula o correio electrónico.

Mailbox - Caixa de correio. Zona de um computador central (Host) à qual se envia e de onde se recebe o correio electrónico do utilizador. É equivalente a um apartado físico dos CTT.

Mailing list - Lista de correios. Conjunto de endereços de correio electrónico agrupados numa lista de nomes. A lista tem uma direcção electrónica fictícia - que não corresponde a uma caixa electrónica real (mailbox), de modo a que uma mensagem enviada por correio electrónico seja recebida em todas os endereços que compõem a lista.

MAN - Metropolitan Area Network. Uma rede de abrangência metropolitana.

Matriz Activa - Tecnologia de fabrico de ecrãs de cristais líquidos em que são usados transístores especiais (designados Thin Film Transitor, ou TFT) para activar ou desactivar os pontos de luz que constituem o ecrã, permitindo assim uma imagem muito mais brilhante e estável que a tecnologia de matriz passiva, mais simples e barata. Além do preço, o maior problema desta tecnologia face à de matriz passiva é o mais elevado consumo de energia eléctrica. Os ecrãs de matriz activa são normalmente usados nos notebooks de gama alta, embora no final dos anos 90 as economias de escala tenham permitido fazer baixar os preços, ao mesmo tempo que os avanços na tecnologia de baterias e na gestão de energia tenham tornado menos relevante o seu elevado consumo.

Matriz Passiva - Tecnologia de fabrico de ecrãs de cristais líquidos mais simples e barata que a de matriz activa. Muitas vezes referida com as siglas STN, CSTN ou DSTN.

Mbps - Megabits por segundo. Velocidade de transferência de dados, equivalente a 10 milhões de bits por segundo.

MIME - Multipurpose Internet Mail Extension. Extensão que permite o envio de arquivos que não sejam texto, via e-mail, como imagens, áudio e vídeo.

Modem - MOdulator/DEModulator Um dispositivo que adapta um computador a uma linha telefónica. Converte os impulsos digitais do computador para frequências de áudio (analógicas) do sistema telefónico, e converte as frequências de volta para impulsos no lado receptor. O modem também marca o número, responde à chamada e controla a velocidade de transmissão, em bps.

Mosaic - Um programa cliente de fácil utilização projectado para procura de informações disponíveis na Web. Distribuído como freeware, o Mosaic foi criado pelo National Center for Supercomputing Applications (NCSA) dos EUA e tem capacidade multimédia.

MPEG - Motion Pictures Experts Group. Algoritmo de compressão de arquivos de áudio e vídeo.

MUD - Multi-User Dungeon. Jogos de RPG (Role-Playing Games) usados actualmente como ferramentas de conferência ou ajuda educacional. Este nome provém do pai dos RPGs, o jogo Dungeons and Dragons.

Multicast - Um endereço para uma colecção específica de nós numa rede, ou uma mensagem enviada a uma colecção específica de nós. É útil para aplicações como teleconferência.

Multithreading - É a capacidade de uma tarefa que está a ser executada dar origem a uma subtarefa, que irá disputar tempo de processador com todas as outras tarefas em execução no sistema.

N


NAT - Network Adress Translation. Esta funcionalidade permite que um dispositivo de rede (router) funcione como um interface entre a Internet e uma rede local. Isto significa que é necessário um único IP para representar um grupo de computadores inseridos nessa rede.

Net - Rede. Usado normalmente como abreviatura de Internet. Muitos referem-se ainda à Usenet e ao conjunto do ciberespaço como "a rede".

NetBeui - É um protocolo não roteável e baseado em broadcasts. Como o NetBeui utiliza broadcast para todas as funções, isso pode causar intenso tráfego de pacotes (para uma rede de poucos computadores, o NetBeui é a melhor opção).

NetBios - Network Basic Input Output System. É uma especificação de interface para o acesso a serviços de rede, (software)desenvolvido para enlace de um sistema operativo de rede com hardware especifico. Resumindo, permite às aplicações 'falar' com a rede. A sua intenção é a de conseguir tirar dos programas de aplicação qualquer tipo de dependência de hardware.

Netiquette - Termo que se refere às boas maneiras de usar a Internet como por exemplo o evitar o envio de mensagens que possam ofender alguém. Por exemplo, escrever com letras maiúsculas é equivalente a gritar numa conversa.

Network - Rede. Grupo de computadores que comunicam entre si e partilham os recursos de que dispõem (como por exemplo as impressoras ou discos). Há diversos tipos de redes: locais (LAN), alargadas (WAN), a própria Internet, etc.

Newsgroup - Grupo de Discussão. Um tipo de BBS para troca de notícias onde se colocam artigos, informações e cartas dos participantes. Usenet não é mais do que conjunto de grupos temáticos de notícias que se distribuem mundialmente através de uma rede interligada de servidores de notícias (News servers). Existem várias dezenas de milhar de grupos de notícias na Usenet e o número cresce diariamente.

News server - Servidor de Notícias. Computador no qual se podem encontrar os mais diversos newsgroups; a maioria das vezes, o fornecedor de serviços Internet põe à disposição dos seus clientes um servidor de notícias. A maior parte de servidores de notícias só é acessível por um círculo determinado de utilizadores; por exemplo, os clientes de um ISP são os únicos autorizados a aceder ao servidor de notícias daquele, embora também haja um grande número de servidores de notícias públicos.

NFS - Network File System. É o protocolo de partilha de arquivos remotos desenvolvido pela Sun Microsystems. Faz parte da família de protocolos TCP/IP.

NIC - Network Information Center. Um centro de informação e assistência ao utilizador da Internet, disponibilizando documentos como RFCs, FAQs e FYIs, realizando treinos, etc.

NIS - Network Information System. Um serviço usado por administradores Unix para gerenciar bases de dados distribuídas através de uma rede.

NIS+ - Versão actualizada do NIS. É um sistema distribuído de bases de dados que troca cópias de arquivos de configuração unindo a conveniência da replicação à facilidade de gerência centralizada. Servidores NIS gerem as cópias de arquivos de bases de dados, e clientes NIS requerem informação dos servidores ao invés de utilizar as cópias locais destes arquivos.

NNTP - Network News Transfer Protocol; é o protocolo por defeito para os newsgroups, este protocolo funciona de forma similar à combinação dos protocolos SMTP e POP3.

- Qualquer dispositivo, inclusivé servidores e estações de trabalho, ligado a uma rede.

NOC - Network Operation Center. Um centro administrativo e técnico que é responsável por gerir os aspectos operacionais da rede, como o controlo de acesso da mesma, "roteamento" de comunicação, etc.
Nslookup - É utilizado para verificar os registos DNS do domínio pesquisado. Ex: nslookup www.sapo.pt

Nul modem - Um cabo que permite a comunicação entre dois computadores através de uma porta série sem a presença de um modem. Isto é feito através do cruzamento dos fios de forma a que os que servem para a transmissão num ponto estejam ligados aos que servem para recepção no outro e vice-versa.

O


OEM - Iniciais em inglês de Original Equipement Manufacturer. A expressão refere-se aos fabricantes de equipamento ou de software no contexto do fornecimento de componentes. Por exemplo, a Microsoft pode referir-se aos OEMs ao indicar os fabricantes de computadores que pré-carregam os seus produtos (sistemas operativos e aplicações) nas máquinas; por seu lado, a Microsoft designa alguns dos seus produtos como "versões OEM" para designar o software que não é destinado à venda ao público, mas sim à instalação pelos fabricantes. A expressão "equipamento OEM" pode também designar máquinas ou componentes produzidos por determinadas empresas e especialmente destinados a serem revendidos a outras empresas para só então serem postos à venda ao público - normalmente sob a marca da última empresa e não do fabricante original.

Offline - Fora de linha, desligado. Quando não existe nenhum contacto do computador com uma rede através da linha telefónica.

Online - Em linha, ligado. Estado em que o computador está em ligação directa com uma rede, através de um modem, de uma placa RDIS, uma placa de rede ou qualquer outro sistema.

OSI - Open Systems Interconnection. É um modelo conceitual de protocolo com sete camadas definido pela ISO, para a compreensão e o projecto de redes de computadores. Trata-se de uma padronização internacional para facilitar a comunicação entre computadores de diferentes fabricantes.

Overclocking - Processo de fazer um processador funcionar a uma velocidade mais elevada do que a originalmente prevista pelo fabricante. Os processos de "overclocking" são normalmente referentes a processadores centrais e processadores gráficos. No caso dos primeiros, existem basicamente duas formas de fazer "overclocking": aumentar a velocidade interna de processamento ou aumentar a velocidade externa de comunicação com o sistema, sendo igualmente possível realizar uma conjugação das duas.

Overhead - Taxa de transferência, reduzida pelo peso criado pela informação de controlo, que constitui uma sobrecarga relativamente aos dados a transmitir. Se tem ADSL e está a pensar que vai fazer um download a 512kbps ou 64kBps está enganado, as linhas ADSL necessitam de um certo controlo como em qualquer outra, mas em ADSL o controlo dos pacotes TCP/IP usam 16% de overhead, ou seja usam 16% da sua largura de banda para controlar estes mesmos pacotes, lê os headers dos pacotes TCP/IP e verificam se vão para o sitio certo e se chegam ao local como deveriam chegar. Por ex:
1b (bit) = unidade mais pequena para medir a informação.
1B (byte) = 8bites
512kbps /8 -> 64kBps velocidade de download (downstream)
128kbps /8 -> 16kBps velocidade de upload (upstream)
16% overhead -> 64*0.16 = 10.24
64kBps - 16%(10.24) = 53,76kBps velocidade de download.


P


Pacote - Dado encapsulado para transmissão na rede. Um conjunto de bits compreendendo informação de controlo, endereço fonte e destino dos nós envolvidos na transmissão.

Partição - Pela altura da inicialização de um disco podemos criar várias partições (drives) dentro do mesmo disco. Este processo pode ser feito com o Fdisk.

PCI - Peripheral Component Interconnect. Slot de expansão que comunica a 32 ou a 64 bit.

Ping - Envia pacotes de controlo para o destino especificado com o objectivo de verificar se a máquina está a responder, e dá o tempo de retorno. Permite ainda verificar o endereço IP da máquina que pretendemos testar. Ex: ping www.sapo.pt

Placa de expansão - Placa de circuito impresso que encaixa num slot de expansão, e que serve para aumentar as capacidades de um computador (vídeo, som, fax-modem,etc).

Placa de vídeo - Placa que converte os sinais digitais do processador em sinais de vídeo, visíveis no monitor.

Plug-Ins - Extensões do browser, fornecidas pelo fabricante do browser ou empresas parceiras que fornecem recursos adicionais de multimédia, facilitando a visualização de textos, som, vídeo, etc, e uma maior interacção com o utilizador.

POP
Point Of Presence - Local na espinha dorsal de rede, onde uma rede permite acesso a sub-redes e a fornecedores de serviços. Uma rede madura cobre a sua região de actuação através de pontos-de-presença nas principais cidades/distritos dessa região, interligados por um conjunto de linhas dedicadas, compondo um backbone.
Post Office Protocol - Protocolo usado por clientes de correio eletrónico para a manipulação de arquivos de mensagens em servidores de correio eletrónico.


POP3 - Post Office Protocol v3. É o protocolo utilizado que permite a recepção de mensagens de correio.


Porta paralela - Porta usada essencialmente para a impressora. Esta porta pode servir também para ligar dois computadores e estabelecer comunicação entre eles. A diferença de uma porta de série para uma paralela é que a porta paralela comunica com vários bits simultâneos, e a porta série comunica bit a bit.

Porta Série - Porta de comunicações também conhecida por RS232.

POST - Power On Self Test. São as etapas de arranque de um computador e o modo como ele se testa quando o ligamos.

Postmaster - E-mail do responsável pelo correio electrónico de uma máquina ou domínio.

PPP - Point-to-Point Protocol. Um dos protocolos mais conhecidos para acesso via interface serial. O PPP estabelece um método de acesso à Internet em que um computador, ligado a um host Internet via telefone e um modem de alta velocidade, aparece para o host como se fosse uma porta Ethernet no sistema de rede local do host. É considerado o sucessor do SLIP por ser confiável e mais eficiente.

Protocolo - Um conjunto de regras padronizado que especifica o formato, a sincronização, a sequência e a verificação de erros em comunicação de dados. Uma descrição formal de formatos de mensagem e das regras que dois computadores devem obedecer ao trocar mensagens. O protocolo básico utilizado na Internet é o TCP/IP.

Proxy - É uma máquina que tem por objectivo criar uma cópia das páginas mais visitadas pelos utilizadores desse proxy, de forma a rentabilizar os recursos da rede Internet. O utilizador usufrui assim de uma maior rapidez no acesso a determinados sites que estejam disponíveis na memória do servidor (cache). Desta forma, caso o cliente tenha configurado o endereço de servidor proxy nas definições do Internet Explorer, sempre que abre uma página esse pedido é reencaminhado para o servidor proxy.

Q


QoS - Quality of Service.

R


RADIUS - Remote authentication dial (in user services).

RAM - Random Access Memory, ou seja, memória de acesso aleatório que permite escrita e leitura. Memória de trabalho de um computador. A informação que contém perde-se ao desligá-lo.

RDIS - Iniciais de Rede Digital com Integração de Serviços. É o termo usado em Portugal para designar ISDN. Na sua versão básica, uma linha RDIS fornece dois canais de comunicação digital de 64 kbps cada um, os quais podem ser usados separadamente ou em conjunto, para uma largura de banda total de 128 kbps.

RDP - Remote Display Protocol.

Read only - Apenas de leitura. No contexto da Internet, refere-se a fórum ou conferência em linha onde se pode ler, embora não se possa participar activamente mediante contribuições específicas. No contexto do hardware, refere-se à possibilidade de protecção contra escrita em suportes magnéticos ou magneto-ópticos (disquetes, cartuchos de fita, etc.). No contexto do software, diz-se de um documento que só se disponibiliza para leitura, de forma a ser protegido contra alterações ou mesmo contra a sua destruição acidental.

Realtime - Tempo real. Modo de diálogo que se caracteriza pela transmissão de informação entre dois agentes que é realizada em directo, conforme sucede durante uma conversa via teclado, o que a diferencia, por exemplo, de mensagens depositadas em Newsgroups, ou em Fóruns de discussão, ou enviadas por correio electrónico, estas recebidas com algum tempo de atraso. Genericamente, toda a acção realizada num sistema informático que seja realizada de imediato e não diferida no tempo.

Repetidor - Um dispositivo que propaga (regenera e amplifica) sinais eléctricos numa conexão de dados, para estender o alcance da transmissão, sem fazer decisões de roteamento ou de selecção de pacotes.

RFC - Request For Comments. RFCs constituem uma série de documentos editados desde 1969 e que descrevem aspectos relacionados com a Internet, como padrões, protocolos, serviços, recomendações operacionais, etc. Uma RFC é em geral muito densa do ponto de vista técnico.

RGB - Red, Green, Blue. Método de geração de cores, através da combinação das cores, vermelho, verde e azul.

RIP - Routing Information Protocol.

ROM - Iniciais de Read-Only Memory, ou seja, memória que permite apenas a leitura e que contém a BIOS. Também pode ser referida por memória não-volátil. Trata-se de um tipo de memória capaz de reter a informação nela inscrita mesmo sem qualquer corrente eléctrica. Nos dispositivos electrónicos, incluindo os computadores, é usada para guardar informação que não necessite de ser actualizada. Existem pequenos computadores portáteis onde as ROM são usadas para guardar o próprio sistema operativo e os principais programas usados, de forma a evitar a presença de um disco rígido e assim poupar espaço, peso e energia.

Roteador - Dispositivo responsável pelo encaminhamento de pacotes de comunicação numa rede ou entre redes. Uma instituição, quando se liga à Internet, deverá adquirir um roteador para conectar sua Rede Local (LAN) ao Ponto-de-Presença mais próximo.

S


Scroll - Deslocamento. O termo usa-se no contexto dos jogos onde a imagem apresenta deslocamento horizontal (scroll horizontal) ou vertical (scroll vertical) para simular movimento: nos jogos mais antigos, é frequente existir uma pequena nave ou outro veículo com pequena capacidade de movimento, a qual é compensada pelo scroll do cenário. Barras de scroll (ou de deslocamento) são as barras que, na parte inferior ou lateral das janelas permitem visualizar gradualmente o documento em toda a sua extensão, quer em largura, quer em altura.

SCSI - Iniciais em inglês de Small Computer System Interface. Pronuncia-se "scuzzi". Mais sofisticado, rápido e flexível do que o interface IDE, o SCSI foi popularizado na microinformática pela Apple, que o adoptou como interface de eleição para o Macintosh. Um interface SCSI permite a ligação entre 7 e 15 dispositivos em cadeia: um cabo liga o interface ao primeiro dispositivo, sendo o segundo dispositivo ligado ao primeiro, o terceiro ao segundo e assim sucessivamente. Os dispositivos mais frequentemente ligados a interfaces SCSI são os discos rígidos, digitalizadores e dispositivos de armazenamento, entre eles os leitores e gravadores de CD. Existem várias declinações deste interface, sendo a implementação mais potente (em 1999) designada SCSI-3, capaz de um débito de transferência de dados até 160 MB por segundo.

Search Engine - Motor de pesquisa, motor de busca. Base de dados cujo conteúdo são ligações que se remetem a páginas web ou a recursos da Internet em geral, e que permitem uma consulta de várias maneiras. Por exemplo, com a ajuda de um motor de pesquisa encontram-se conceitos que incluem uma determinada palavra ou se centram num tema em concreto, e cuja endereço exacto, não é conhecido. Habitualmente procura-se na World Wide Web, embora também se possa pesquisar nas mensagens dos newsgroups, na Usenet, ou ficheiros em servidores de FTP. Os motores de busca dividem-se em dois grandes grupos: os directórios (como o Yahoo e o SAPO) e os "crawlers", (como o AltaVista e o Cusco). Apesar de cada um deles puder incorporar funções do outro tipo, os directórios funcionam com base em informação pré-indexada e organizada e são mais úteis para procurar locais específicos, como endereços de empresas; os "crawlers" procuram informação mais profundamente, indexando o próprio conteúdo das páginas dos sites, pelo que são mais adequados para encontrar documentos e informação específica.

Server - Servidor. Computador central de uma rede (network) e seu correspondente de software (entre outros sistemas operativos de rede) que põe os seus serviços à disposição dos computadores integrantes da rede (cliente) por meio de um software cliente-servidor. Quando se faz o download de software na Internet, esse software está residente num servidor, algures no mundo.
Computador que administra e fornece programas e informações para os outros computadores conectados. No modelo cliente-servidor, é o programa responsável pelo atendimento a determinado serviço solicitado por um cliente. Serviços como archie, Gopher, WAIS e WWW são fornecidos por servidores; Referindo-se a equipamento, o servidor é um sistema que fornece recursos tais como armazenamento de dados, impressão e acesso dial-up para utilizadores de uma rede de computadores.


Shareware - Tipo de software que se caracteriza pela distribuição gratuita de forma a que o utilizador final pague o produto apenas depois de o ter experimentado durante um tempo máximo pré-determinado. A partir desse momento, deve comprar o produto (pagando uma taxa de registo) ou deixar de o utilizar.

SMB - protocolo Server Message Block. É basicamente uma rede de ficheiros partilhados com um protocolo baseado no modelo client/server, é usado para partilhar ficheiros, directórios, impressoras e links de comunicação série.

SLIP - Serial Line Internet Protocol. Serial Line IP é um protocolo serial assíncrono, bastante popular, usado na Internet para acesso remoto discado.

Smiley - Uma "carinha" construída com caracteres ASCII para ajudar a contextualizar uma mensagem electrónica. Por exemplo, a mais comum é que significa humor ou alegria.

SMTP - Simple Mail Transfer Protocol. É o protocolo usado para envio no sistema de correio electrónico na arquitectura Internet.

Sniffer - A acção de capturar informação destinadas a uma outra máquina é chamada sniffing.

SNMP - Simple network management protocol. Protocolo usado para monitorizar e controlar serviços e dispositivos de uma rede TCP/IP. É o padrão adoptado pela RNP para gerir a sua rede.

Socket - Consiste numa associação de um endereço e de um número, designado por port, que usados em conjunto, definem a máquina com que se pretende comunicar, bem como o tipo de serviço dessa máquina que deve ser envolvido na comunicação. Um caso típico de utilização de sockets é o dos browsers, que nos permitem aceder às páginas www. Neste caso especifico é usado um socket formado pelo endereço IP do servidor HTTP, associado ao port 80, (Port padronizado). No caso da utilização de FTP, são utilizados dois ports , 20 e 21.
Conector utilizado entre as aplicações e a rede.


SSI - Server Side Includes, ou ASP (Active Server Pages). São comandos extensivos à linguagem HTML que são processados pelo servidor Web antes da pagina HTML ser enviada. No lugar do comando é enviado apenas o resultado do comando no formato normal de texto HTML.

SSL - Secure Socket Layer. É um padrão de comunicação, utilizado para permitir a transferência segura de informações através da Internet.

Strings - Uma string de incialização é um conjunto de constantes alfanuméricas que informam o modem de acções a tomar, como por exemplo ignorar o sinal de linha ou activar a correcção de erros. Existem vários modelos de modems que, por terem diferentes comportamentos, poderão causar alguns pequenos problemas. É comum utilizar strings de inicialização que ajudam a ultrapassar estes pequenos problemas comuns.

SYSOP - SYStem OPerator. A pessoa responsável pela manutenção e operação de um BBS ou provedor de acesso à Internet.

System Calls - chamadas ao sistema feitas por programas de utilizadores que solicitam serviços ao kernel.

T


Talk - Serviço que permite a comunicação escrita on-line entre dois utilizadores da Internet. Veja também sobre IRC.

TB - Abreviatura de Tera Byte. Unidade de armazenamento normalmente usada em informática e que é igual a um milhão de milhões de bytes, ou mil giga bytes. Contudo, uma vez que a linguagem binária dos computadores é calculada sobre potências de base 2, não há uniformidade de critérios entre os fabricantes de equipamentos - sobretudo de discos rígidos e dispositivos de armazenamento - pelo que é frequente entender-se 1 TB como 1.000.000.000.000 de bytes mas também como 1.099.511.627.776 bytes, ou seja 240, ou 1.024 gigabytes.

TCP/IP - Transmission Control Protocol/Internet Protocol. Toda a informação é fraccionada e enviada sob a forma de pacotes (função do TCP). Estes pedaços de informação sao encaminhados para o seu destino de acordo com a informação contida no protocolo IP. A confirmação de entrega dos pacotes é garantida pelo TCP, pois verifica se obtém resposta positiva do destinatário. Sem este protocolo, seria impossível a comunicação entre as várias máquinas que compõem uma rede (independentemente do tipo). Trata-se de um protocolo muito dinâmico, pois é compatível com todos os Sistemas Operativos.

Telnet - Protocolo que permite estabelecer uma ligação remota a uma determinada máquina. Desta forma o utilizador pode utilizar o pc sem necessidade de estar no local.

Text file - Ficheiro de texto. Ficheiro que, ao contrário de um ficheiro binário (Binary file), contém exclusivamente caracteres que se podem imprimir. A maior parte dos ficheiros que circulam na Internet são ficheiros de texto baseados em ASCII, os quais podem ser abertos e lidos em qualquer tipo de computador.

TFT - Abreviatura de Thin Film Transistor. O mesmo que matriz activa.

TIFF - Iniciais de Tagged Image File Format. Trata-se de um formato muito usado na indústria gráfica e que permite guardar imagens em alta resolução preservando toda a informação. Ao contrário dos formatos JPEG e GIF, que comprimem a informação, o TIFF tende a gerar ficheiros bastante grandes. No mundo dos PCs, os ficheiros TIFF são normalmente identificados pela extensão .TIF.

TLAs - Three-Letter Achronyms. Termos ou acrónimos, em geral de poucas letras, usados para descrever todo o tipo de coisas ligadas à Internet.

Tracert - Permite definir o trajecto dos pacotes até ao seu destino, apresentando o tempo de resposta das várias máquinas por onde passa a informação. Ex: tracert www.sapo.pt

Transceiver - Dispositivo para conexão física de um nó de uma rede local.

TWAIN - Iniciais de Technology Without An Interesting Name, ou seja, tecnologia sem um nome interessante. Twain é o interface (de software) normalizado que permite a ligação de dispositivos de digitalização (scanners e câmaras digitais) a PCs.

U


UDP - User Datagram Protocol. Encarrega-se do transporte de informação. Semelhante ao TCP/IP, no entanto não é orientado para a confirmação de entrega. Usado com aplicações como o de gerenciamento de redes SNMP e de serviço de nomes DNS.

Upload - Carregar. Enviar um ficheiro do próprio computador para outro, ao qual o primeiro está ligado por uma linha de dados, como por exemplo um modem. Ver Download.

Unix - Sistema operativo multiutilizador e multitarefa desenvolvido originalmente em 1969 por Ken Thompson e Dennis Ritchie nos laboratórios AT&T Bell, nos EUA. Uma das razões da popularidade e flexibilidade do UNIX é o facto ter sido escrito na linguagem C, o que o torna mais fácil de adaptar para correr em diferentes tipos de máquinas. A sua popularidade na Internet advém do facto de, durante anos, esta ter sido baseada fundamentalmente em máquinas que corriam UNIX.

URL - Uniform Resource Locator. Código para localização universal, que permite identificar e aceder a um serviço na rede Web. Por exemplo, o URL seguinte aponta para o WWW do Sapo: http://www.sapo.pt

USB - Iniciais em inglês de Universal Serial Bus. Trata-se de um interface série com uma largura de banda de 1,5 MB por segundo destinado a ligar até 127 periféricos em cadeia a um computador pessoal - Macintosh ou PC. Este interface foi originalmente desenvolvido pela Intel e começou a aparecer instalado em computadores pessoais em 1997. Desde final de 2000 que está a ser preparada a versão 2.0 do protocolo, que reclama ser quarenta vezes mais rápida do que a 1.1, ainda em utilização à data.

Usenet - Rede particular dentro da Internet, que se divide em milhares de subgrupos orientados tematicamente, conhecidos por grupos de notícias (Newsgroups). Aqui se trocam novidades e ficheiros, discute-se filosofia e problemas técnicos e presta-se ajuda. Como é normal na Internet, a Usenet está organizada de forma distribuída (ou seja, de maneira descentralizada), não havendo qualquer censura - excepto nos grupos que contam com um moderador - e apenas é possível controlar a informação que nela circula.

User - Utilizador, participante. Toda a pessoa que utiliza um computador, uma aplicação ou um serviço on-line.

Username - Nome do utilizador. Nome do utilizador de um sistema em linha, que o identifica.

UUCP - Unix-to-Unix CoPy. É uma colecção de programas para intercomunicação de sistemas Unix. Possibilita transferência de arquivos, execução de comandos e correio electrónico.

UUEE - Unix to Unix Encode. Ferramenta para transferência de arquivos via e-mail.

V


VCI - Virtual Channel Identifier; em conjunção com o parametro VPI, identificam a ligacao de dados entre um router e a rede do ISP.

Veronica - Very Easy Rodent-Oriented Net-wide Index to Computerized Archives. Ferramenta para pesquisa no GopherSpace, o conjunto de servidores Gopher disponíveis na Internet. Procura de informações, por palavras-chave ou assuntos.

VGA - Iniciais de Variable Graphics Array. Norma gráfica criada pela IBM em 1997 nos computadores IBM PS/2 e que pressupõe uma resolução de 640x480 pixéis a 16 cores. Qualquer conjugação de resolução e cores superior a esta é geralmente designada SVGA, ou SuperVGA.

Virtual Circuit - Circuito virtual. Conceito abstracto que faz referência ao caminho que percorrem os dados no curso de uma determinada transmissão. Designa o percurso que os dados devem levar a cabo na Internet desde o computador de saída ao computador de destino.

Virtual reality - Realidade virtual. Um mundo tridimensional simulado por meios informáticos que o utilizador pode experimentar e manipular como se fosse físico. Perante a tecnologia informática, simula-se hoje a realidade, que neste caso, e ao contrário de outros tipos tradicionais de realidade artificial (como a cinematográfica), é interactiva. Ou seja, os elementos que a configuram actuam e reagem de modo semelhante ao que seria a realidade "verdadeira", que é o mesmo que dizer o mundo real. A realidade virtual encontra numerosas aplicações na indústria e na técnica; utiliza-se, por exemplo, nos simuladores de voo, na arquitectura assistida pela informática ou num laboratório de reacções químicas.

Vírus - Nome retirado do mundo da medicina por analogia e que é dado a um programa que actua no computador e no software de forma similar à de um vírus num organismo vivo. O objectivo de um vírus informático é propagar-se, ou seja, chegar a qualquer tipo de troca entre computadores, transportado em ficheiros de programas, e modificá-los, a maioria das vezes negativamente. Pode-se eliminar com programas antivírus embora para isto seja importante que estes estejam sempre actualizados.

VPI - Virtual Path Identifier; em conjunção com o parametro VCI, identificam a ligacao de dados entre um router e a rede do ISP.

W


Waffle - Um programa que possibilita a um BBS tornar-se um site Usenet.

WAIS - Wide Area Information Server. É um serviço que permite a procura de informações em bases de dados distribuídas, cliente/servidor, através de uma interface bastante simples. A sua principal peculiaridade é a conversão automática de formatos para visualização remota de documentos e dados.

WAN - Wide Area Network ou rede de longa distância. Toda a rede que interliga computadores distribuídos em áreas geograficamente separadas, ou seja, um conjunto de redes locais interligadas por meios de comunicação remotos (Modems, linhas dedicadas, rádios, etc).

.wav - Tipo de formato de arquivo de som do Windows.

Wavetable - Termo que significa "tabela de sons" e que traduz uma técnica de síntese sonora, neste caso na recriação dos sons de instrumentos musicais reais e de outros efeitos sonoros. Parte de uma biblioteca com sons de vários instrumentos previamente gravados, armazenados e organizados em memória (os chamados "samples"), que podem ser reproduzidos e manipulados, normalmente a partir de um teclado. Quanto maior o tamanho da wavetable (mede-se em Megabytes) melhor é a qualidade dos sons nela incluídos. A maioria das placas de som à venda no mercado utilizam este tipo de síntese, sendo também habitual encontrar placas de som que reúnem uma tabela de sons interna com outros sons gerados por software.

Web - Teia, rede. Abreviatura de World Wide Web; geralmente aparece como "The Web".

Web server - Servidor de web. Servidor ou programa localizado num servidor, cujo objectivo é facilitar o acesso dos browsers às páginas web. Exemplos de servidores da rede são o Apache, o Enterprise Server/Commerce Server da Netscape e o Internet Information Server da Microsoft.

Whois - Permite acesso a um banco de dados de informações sobre domínios, redes, hosts e pessoas, fornecendo um serviço de directório de utilizadores da Internet.

Winchester - Disco rígido. O termo deriva do nome de código usado pela IBM, inventora do disco rígido em 1973, para denominar este novo tipo de dispositivo de armazenamento. A analogia é com a espingarda de repetição do mesmo nome, tornada famosa pela sua rapidez.

Windows - O termo descreve a família de sistemas operativos da Microsoft cuja primeira versão foi comercializada em 1985. Até à versão Windows for Workgroups 3.11, lançada em 1993, o Windows era apenas um interface gráfico do sistema operativo DOS. As versões que são verdadeiramente sistemas operativos só surgiram com o Windows NT, o Windows 95 e o Windows CE.

Windows 95 - Sistema operativo criado pela Microsoft e lançado em Agosto de 1995, destinado a computadores pessoais baseados em processadores Intel. O Windows 95 foi o primeiro sistema operativo da Microsoft de 32 bits, apesar de manter alguns sub-sistemas internos de 16 bits por questões de retro-compatibilidade. Na linha de produtos Microsoft, o Windows 95 substituiu a conjugação do DOS e do Windows 3.1 nos PC. O Windows 95 foi substituído pelo Windows 98, lançado no final de 1997.

Windows CE - Sistema operativo criado pela Microsoft em 1996 e destinado ao mercado dos pequenos assistentes pessoais, telemóveis e electrónica de consumo. Apesar de não ser oficial, é comum assumir que "CE" são as iniciais de Consumer Electronics, ou electrónica de consumo. Um significa alternativo seria Compact Edition; contudo, o CE não é uma versão reduzida do Windows 95 ou do NT, mas sim um sistema operativo concebido de raiz.

Windows NT - Sistema operativo de 32 bits criado pela Microsoft e lançado em Maio de 1993. Apesar do nome, não existe uma relação directa com as versões Windows até às versões 3.11 ou com o Windows 95. Trata-se de um sistema operativo criado de raiz e vocacionado para empresas, destinado a estações de trabalho e servidores.

Windows Sockets (WinSock) - Trata-se de um API que permite estabelecer a comunicação entre outros computadores que utilizem TCP/IP, com base na utilização de um socket, que funciona como elo de ligação entre aplicações e serviços a correr nas duas máquinas.

WORM - Write Once Read Many.
1. Ferramenta de procura na rede Web;
2. Verme, programa que, explorando deficiências de segurança de hosts, conseguiu propagar-se de forma autónoma na Internet pela primeira vez na década de 80.


WWW - World Wide Web ou Web ou W3. Literalmente, teia de alcance mundial. Baseada em hipertextos, integra diversos serviços Internet que oferecem acesso, através de hiperlinks, a recursos multimédia da Internet. Responsável pela popularização da rede, que agora pode ser acessada através de interfaces gráficas de uso intuitivo, como o Internet Explorer ou o Netscape.

WYSIWYG - What You See Is What You Get. Sigla atribuída a softwares que mostram no écran do computador os arquivos como eles realmente são.

X


X.25 - Protocolo de roteamento muito utilizado em redes públicas de pacotes.

X.400 - Um protocolo que especifica serviços do tipo store-and-forward, sendo o serviço de correio electrónico Message Handle System (MHS) o mais conhecido deles, como parte das recomendações OSI/ISO.

X.500 - É um padrão ITU-TSS/ISO para serviços de directório electrónico.

XML - Iniciais de eXtensible Markup Language. Formato de documento para a web mais flexível do que o HTML, permitindo documentos mais ricos, funcionais e com elementos de interactividade.

Xmodem - Um protocolo de transferência de ficheiros normalmente usada em comunicações assíncronas, por modem, em blocos de 128 bytes.

Y


Ymodem - Melhoria do protocolo de transferência de ficheiros Xmodem, que adiciona a capacidade de processamento "batch", sendo possível o envio de múltiplos ficheiros em simultâneo. É mais rápido do que o Xmodem e tem a capacidade de enviar o nome do ficheiro antes dos dados propriamente ditos. Uma variante, Ymodem-G, transmite dados ignorando a presença de canais de comunicação sem erros; contudo, é capaz de cancelar a transmissão quando um erro é detectado.

Z


Zip - Extensão associada a ficheiros comprimidos com o utilitário PkZip ou similar, como o WinZip. O termo generalizou-se para definir qualquer ficheiro comprimido: é normal a referência a "ficheiros zipados" (ficheiros comprimidos) ou "deszipados" (descomprimidos). Hard. Tipo de discos e respectivas unidades de leitura criadas pela empresa Iomega, com capacidades de 100 ou 250 MB.

Zmodem - Melhoria do protocolo de transferência de ficheiros Xmodem que permite a transferência de ficheiros de maiores dimensões e com menos erros. Ao contrário do Xmodem, permite a retoma a partir do ponto de interrupção, quando as transferências são quebradas por problemas de comunicações.

0 comentários:

Postar um comentário

About Us