Content

Glossário A-H

sábado, 12 de julho de 2008

100Base T - É conhecido também como Fast Ethernet. As redes baseadas nesse padrão atingem 100 Megabits por segundo. Ao contrário da 10Base T, admitem três tipos diferentes de cabeamento: dois pares de cabos de par trançado de alta qualidade; quatro pares de cabos de par trançado convencionais; ou cabos de fibras ópticas.

10Base T
- Padrão de rede Ethernet, baseada em cabos telefónicos de par trançado, no qual a velocidade de transferência de dados é de 10 Mbits por segundo.


3G - Terceira geração de telefones sem fios, designa a nova linhagem de telefones móveis capaz de oferecer uma infinidade de recursos não disponíveis na geração actual, como desempenho entre 144 Kbps e 2 Mbps. Pelos telefones 3G é possível transferir voz, dados e vídeo, incluindo video on demand. Outra característica é o serviço de roaming global avançado. A geração 3G está sendo desenvolvida pela ITU (Internet Telecommunication Union) e simultaneamente na Europa (UMTS - Universal Mobile Telecommunications System). América do Norte (cdma2000) e Japão (NTT DoCoMo) trabalham na sua implantação.

A


ABR - Available Bit Rate ou taxa de bit disponível. Modalidade de serviços de transmissão de dados ATM (asynchronous transfer mode) que ajusta a largura da banda ao nível de congestionamento na rede. Para garantir uma performace mínima, a operador oferece controles de fluxo e de tráfego de dados com taxa predeterminada de perda de células. Normalmente, não é utilizada em aplicações que exigem altas taxas de transferência, como voz e vídeo em tempo real.

Acesso Dedicado - É uma forma de acesso à Internet no qual o computador fica conectado permanentemente com a rede.

Acesso Múltiplo por Divisão de Código - Também conhecido pela sigla CDMA (Code Multiplo Access), usa uma técnica de espalhamento espectral que consiste na utilizaçã de toda a largura da banda do canal para a transmissão. Com essa tecnologia, um grande número de utilizadores acede simultaneamente num único canal da estação radiobase sem que haja interferência entre as conversas.

Acesso Múltiplo por Divisão de tempo - Um dos padrões de comunicação de voz via ondas de rádio, usado por operadoras móveis, consiste na divisão de cada canal celular em três períodos de tempo para aumentar a quantidade de dados que pode ser transmitida.

ACKs - Pacotes de informação gerados pelo receptor no sentido de informar sobre o status dos pacotes que vão chegando, chamam-se acknowledgments (ACKs).

Active-X - Componentes utilizados para permitir a conexão via objectos activos, com aplicações do lado servidor.

ADSL - Assymetric Digital Subscriber Line (ver DSL)

ADPCM - Adaptive Differential Pulse Code Modulation, técnica de modulação de código de pulso para a conversão dos sinais sonoros analógico em formato digital. Consiste na gravação apenas da diferença entre os exemplos, ajustando a escala de códigos automaticamente para acomodar pequenas e grandes variações. A velocidade transmissão obtida (32 Kbps) é a metade da taxa padrão PCM (Pulse Code Modulation).

Agent - Um programa de computador ou processo que opera sobre uma aplicação cliente ou servidor e realiza uma função específica, como uma troca de informações.

Aiff - Um dos muitos formatos de arquivos de som para Mac.

Alias - Significa segundo nome, ou apelido. Pode referenciar um endereço electrónico alternativo de uma pessoa ou grupo de pessoas, ou um segundo nome de uma máquina. É também um dos comandos básicos do Unix.

AMPS - Sigla de Advanced Mobile Phone System, padrão analógico de telefones móveis, que opera na frequência de 800 MHz. É utilizado em vários partes do mundo.

Analógico - Sinal eléctrico ou forma de onda na qual a amplitude e/ou a frenquência variam continuamente. Opõe-se a digital, caracterizado por níveis descontínuos.

Anonymous - Nome normalmente utilizado para o login num servidor FTP, e indica tratar-se de um usuário anónimo, ou seja, não cadastrado na máquina em questão. A password a fornecer em seguida deve ser o endereço electrónico ou guest. O sistema permitirá apenas o acesso aos arquivos públicos.

ANSI - American National Standards Institute.


1. Uma organização afiliada à ISO e que é a principal organização norte-americana envolvida na definição de padrões (normas técnicas) básicos como o ASCII.


2. Conjunto de normas para a transferência de caracteres de controle. Utilizado para tratamento de atributos, cores, endereçamento do cursor, etc, em terminais ou emuladores de terminais.

Antivírus - Programa que detecta e elimina vírus do computador.

API - Application Programming Interface. Conjunto de funções e procedimentos que, depois de devidamente compilados, são colocados num ficheiro cuja designação genérica é Dynamic Link Library, ou DLL. As DLLs contêm código executável mas não são executáveis.

Apple - Empresa fundada em 1976 por Steven Jobs e Stephen Wozniak. A Apple criou em 1977 o primeiro computador pessoal verdadeiramente prático, o Apple II e, mais tarde, o primeiro computador pessoal com características modernas, o Macintosh.

Applet - Mini-programa integrado numa página web. Normalmente escrito em ActiveX ou em Java.

Aplicação - Programa que permite, ao utilizar, realizar trabalho útil.

Aplicações Internet - Também conhecidas como aplicações TCP/IP, são os programas de aplicações que utilizam os protocolos da rede conhecidos como:


FTP (File Transfer Protocol) para transmissão de arquivos;


SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) e POP (Post Office Protocol) para correio electrónico (e-mail);


HTTP e HTML em navegadores (browsers);


IRC (Internet Relay Chat) para chat; e outros;

Aplicações Java - São programas de aplicação, desenvolvidos utilizando a linguagem java, porém com comportamento similar ao de outras aplicações.

Applets Java - Utilizam uma janela dentro da página web, para interface de entrada e/ou saída com o código intermediário (byte code) java que é executado pelo browser.

Archie - Um serviço de busca de arquivos armazenados em FTP anónimo. Pode ser usado para procurar determinado arquivo por assunto, título ou palavra-chave.

Archive - Ficheiro comprimido que aglutina vários outros ficheiros, de forma a poupar espaço de armazenamento.

ARP - Adress Resolution Protocol.

ARPANET - Advanced Research Projects Agency Network. Rede de longa distância criada em 1969 pela Advanced Research Projects Agency (ARPA, atualmente Defense Advanced Projects Research Agency, ou DARPA) em consórcio com as principais universidades e centros de pesquisa dos EUA, com o objectivo específico de investigar a utilidade da comunicação de dados em alta velocidade para fins militares. É conhecida como a rede-mãe da Internet de hoje e foi colocada fora de operação em 1990, posto que estruturas alternativas de redes já cumpriam o seu papel nos EUA.

ARQ - Abreviatura de Automatic Repeat reQuest, um método de correção de falhas que consiste na solicitação automática da retransmissão de um pacote de dados, caso o receptor detecte algum erro.

Arquitectura de rede - Conjuntos hierárquicos de protocolos de comunicação. É a colecção de regras lógicas que estabelece a comunicação entre os computadores interligados fisicamente numa rede.

Arquitetura Cliente Servidor (Client/Server) - É toda arquitectura de rede onde estações (microcomputadores) executam aplicações clientes que se utilizam de programas servidores para transferência de dados do próprio servidor ou comunicação com outras estações e suas aplicações clientes.

Arrab - Palavra utilizada para representar, quando estiver sendo ditado, o caracter "\". É a barra invertida.

Article - Artigo. Um texto existente na Usenet/News.

ASCII - American Standard Code for Information Interchange. Código para representação de caractéres tais como letras, dígitos, sinais de pontuação, códigos de controle e outros símbolos. Também denomina o arquivo texto que foi editado sem qualquer recurso de formatação (acentuação, negrito, sublinhado, fontes de letras, etc.). Os caractéres são definidos com códigos de 0 a 127.

Attachment - Anexo. A frase 'esta mensagem de E-mail tem um attachment' significa que a mensagem tem um ficheiro em anexo. Um ficheiro anexo a uma mensagem é normalmente representado por um 'clip'.

ATM - Assynchronous Transfer Mode, ou modo de transferência assíncrono, é uma tecnologia para a transmissão de dados, voz e vídeo em alta velocidade em meio digital como fibras ópticas ou satélites. A tecnologia ATM é baseada na comutação de pacotes de dados (células) com tamanho fixo de 53 bytes.

.au - Formato de arquivos de som do sistema operacional Unix.

AUP - Acceptable Use Policy. Regras de boa conduta para a utilização correcta da rede e seus serviços. Pode ser um documento distribuido ao novo usuário de um determinado sistema.

Authoring tools - Ferramentas de criação. Programas para criar conteúdo não limitado, inclusive editores de texto, processadores de palavras, gravação de áudio, vídeo e cinema, processando e aplicando imagens.

AVI - Audio Video Interleave (Entrelaçamento de Áudio e Vídeoformato). Padrão para gravação e reprodução de vídeo no ambiente Windows.

B


B2B - Business to Business. São os negócios efectuados entre empresas.

B2C - Business to Consumer. São os negócios efectuados entre empresas e consumidor.

Backbone - Se traduzirmos livremente esta palavra para português ficamos com ''espinha dorsal''. Podemos dizer, por exemplo, que as ligações entre todos os pontos de acesso de um fornecedor de acesso Internet formam um Backbone uma vez que esse conjunto de ligações é essencialmente a ''espinha dorsal'' de toda a rede do fornecedor de acesso. É composto por linhas de conexão de alta velocidade, que se conectam às linhas de menor velocidade.

Backup - Termo normalmente usado no contexto das cópias de segurança de documentos, ficheiros ou programas. Pode ser usado no contexto do software usado para realizar a tarefa ("software de backup") ou como referência directa às cópias realizadas ("cópia de backup" ou simplesmente "backups"). Pode ser igualmente usado no contexto de algo que permita redundância, como no caso das fontes de alimentação ("backup power supply"), ventoinhas ("backup fan") ou mesmo discos rígidos ("backup disk").

Banco de canais - Equipamento que conecta múltiplos canais de voz a enfaces de alta velocidade, executando a digitalização de voz e a multiplexação por divisão do tempo. A voz é convertida em um sinal digital que navega a 64 Kbps.

Banco de Dados - São programas que organizam e classificam grandes quantidades de informação. Exemplos: Access, MySQL.

Banda - Nome que designa uma faixa de frenquência delimitada no espectro magnético. A autoridade que regulamenta as telecomunicações reserva uma banda para cada tipo de serviço, para evitar interferência entre os sinais.

Banda A - Primeira faixa de frequência do espectro eletromagnético reservada pelas autoridade que regulam as telecomunicações para telefone móvel.

Banda B - Segunda faixa de frequência reservada para telefone móvel.

Banda base - Área de frequência original de um sinal antes da sua conversão para outra mais alta e eficiente.

Banda C - Em telefone móvel, é a terceira faixa de frequência reservada para o celular.

Banda D e banda E - A faixa de operação das estações radiobase da bada D é de 1805 MHz a 1820 MHz, enquanto a banda E opera entre 1835 MHz e 1850 MHz. A banda C, por sua vez fica entre 1820 MHz e 1835 MHz.

Banda Ka - Faixa de frequência entre 18GHz e 31 GHz, usada em comunicações por satélite móveis fixos.

Banda Ku - Faixa de frequência ente 10,7 GHz e 14,8 GHz, usada principalmente na transmissão via satélites fixos.

Bandwith - Largura de banda. Definição da capacidade de transmissão de um canal de comunicações: quanto maior é a largura de banda, mais informação se pode transmitir ao mesmo tempo. No caso da Internet, é normal considerar-se igualmente a relação entre a largura de banda disponível (teórica) e o número de utilizadores que a usam em simultâneo. É esta relação que permite determinar a largura de banda real do ponto de vista do utilizador: um determinado fornecedor de acesso pode ter disponível o dobro da largura de banda do seu concorrente mas, porque tem 50 vezes mais utilizadores, acaba por fornecer menos largura de banda na prática. O termo emprega-se também para descrever o tráfego num grupo de notícias (ver Newsgroup), numa conferência ou em qualquer outro serviço. O envio de mensagens não desejadas a grupos de notícias ou a muitas caixas de correio (ver Mailbox) equivale a um desaproveitamento da largura de banda.
Termo que designa a quantidade de informação passível de ser transmitida por unidade de tempo, num determinado meio de comunicação (fio, onda rádio, fibra óptica, etc.). Normalmente medida em bits, kilobits, megabits por segundo.


Banner - Gráfico, geralmente de forma rectangular, que se insere numa página Web e que pretende chamar a atenção do leitor com uma mensagem que pode ter um carácter publicitário.

Baud - Unidade de medida de velocidade de transmissão de dados na qual 1 baud equivale a uma mudança de estado electrónico por segundo. Como uma única mudança de estado pode envolver mais de um bit de dados, acabou substituído, na prática, pelo uso da unidade de medida bps (bits por segundo).

Baud-rate - Medida de velocidade (taxa de transmissão) de tráfego electrónico de dados. Geralmente usada para determinar a velocidade de modems. Mede o número de sinais eléctricos transmitidos por unidade de tempo.

BBS - Bulletin Board System. Uma base de dados que pode ser acessada remotamente por um microcomputador e um modem utilizando a linha telefónica, onde normalmente são disponibilizados arquivos de todos os tipos, softwares de domínio público e conversas on-line (chat). Muitos BBS oferecem acesso ao correio electrónico da Internet.

BER - Bit Error Ratio, ou taxa de erro de bits, é a relação entre o número de bits com erro e o total de bits enviados numa transmissão, Geralmente, é representado pela potência 10.

Beta - Programa que se encontra em fase de testes. Muitos programas beta encontram-se disponíveis na internet para testes por parte dos utilizadores.

Binário - é o sistema de numeração usado na computação, que trabalha com os dígitos zero e um (0 1).

Bios - Basic Input and Output System; Sistema básico de entradas e saídas de informação, normalmente contido numa memória ROM, e que faz correr o "Power on Self Test", no arranque do computador.

Bit - Binary Digit, ou digito binário; é a mais pequena unidade utilizada para medir quantidades de informação (0 ou 1).

Bit de paridade - Bit adicional anexado a um grupo de bits com o único propósito de detectar erros na transmissão.

BITNET - Because It's Time Network. Criada em 1.981, é uma rede educacional internacional que liga computadores em aproximadamente 2500 universidades e institutos de pesquisa nos EUA, Europa e Japão. A BITNET não usa protocolo da família TCP/IP, mas pode trocar mensagens electrónicas com a Internet. O protocolo usado é o RSCS (Remote Spooling Communication System).

Blindagem - Camada de protecção que envolve um cabo de transmissão de voz ou dados para minimizar a interferência eletromagnética.

Bluetooth - Especificação aberta para conexão sem fio em curtas distâncias, via frequêcia de rádio, entre computadores, celulares, portáteis e outros dispositivos para transmissão de voz e dados. A taxa média de transmissão entre os aparelhos baseados na tecnologia é de 1 Mbps, e a distância máxima entre eles é de 2,4 GHz. O nome vem do rei Harald Blatan, que comandou a Dinamarca no Século X, apelidado Bluetooth (dente azul).

.BMP - BitMaP. Formato padrão do Windows para imagens.

Bookmark - Favoritos ou, e se traduzirmos à letra, marcador de livro. A função Bookmark (favoritos) encontra-se normalmente nos browsers para marcar uma página que se pretende visitar mais tarde. A página ''marcada'' é adicionada à lista de favoritos que é acessível no menu correspondente.

BOOT - Inicialização do sistema.

Boucing - Sinal injectado no cabo por um PC, através do adaptador terá um efeito de retorno, incapacitando a comunicação, numa rede topologia BUS.

bps - Bits per second. Uma medida da taxa de transferência real de dados de uma linha de comunicação. É dada em bits por segundo. Variantes ou derivativos importantes incluem Kbps (= 1000 bps) e Mbps (= 1000.000 bps).

BRB - Be Right Back. O equivalente a "volto já".

Bridge - Ponte. Um dispositivo que conecta duas ou mais redes de computadores transferindo, selectivamente, dados entre ambas.

Broadcast - Sistema de difusão de sinais em que é transmitido o mesmo conteúdo para todos os receptores. Numa transmissão de TV, por exemplo, todas as pessoas sintonizadas no mesmo canal assistem ao mesmo programa. Em internet, o termo é usado muitas vezes para designar o envio de uma mensagem para todos os membros de um grupo, em vez da remessa para membros específicos.

Browser - Nome genérico do programa que nos permite navegar na Internet. O mais popular é o Internet Explorer.
Programa de aplicação cliente que permite acessar, por meio de uma interface gráfica (Windows), de maneira aleatória ou sistemática, informações diversas, contendo textos, imagens e gráficos, sons, etc.


Buffer - Rotina ou meio de armazenamento temporário de dados. Em comunicação de dados, é usado para compensar as diferenças de taxas do fluxo dos dados ou de sincronia de eventos na transmissão de um dispositivo a outro.

Bug - É um erro num programa (software) ou mesmo num equipamento (hardware) que provoca uma acção inesperada. Um bug pode ser uma falha de segurança num programa, a incapacidade de lidar com datas posteriores a 31 de Dezembro de 1999, entre muitas outras falhas.

Bus - Conjunto de condutores físicos que transportam dados entre componentes de um sistema informático. Tal como numa estrada, quanto mais largo for o bus (expresso em bits - 8, 16, 32, 64, etc.) e maior for a velocidade permitida (expressa em MHz) maior é quantidade de informação capaz de ser transferida numa unidade de tempo. Num computador pessoal, podem existir mais do que um tipo de bus, para transferir dados entre diversos sub-sistemas internos. Os bus podem ou não ser acessíveis externamente. No caso do PCI, o mais usado em computadores pessoais, o bus é tanto usado internamente como acessível externamente, para ligação de componentes adicionais, como placas de vídeo e de som.

Byte - Conjunto de 8 bits. Nos textos electrónicos, por exemplo, cada letra é representada por um byte, ou seja, um conjunto de oito bits (A=1byte).

C


Cable Modem - Modem de cabo. Modem que se liga a um sistema de distribuição de TV por Cabo. Permite velocidades muito mais elevadas que um modem telefónico convencional. Os modems de cabo de primeira geração (1999/2000) seguem a norma DOCSIS ("Data Over Cable Service Interface Specification") e são capazes de velocidades reais entre os 500 Kbps e os 4 Mbps.

Cabo - Suporte físico de transmissão de dados, formado por um conjunto de vários fios metálicos ou de fibras ópticas, envolvido numa camada protectora (por exemplo um cabo telefónico ou de antena de TV).

Cache - É a parte da memória (SRAM - Static-RAM) do computador ou do disco rígido que armazena dados frequentemente requisitados, de modo a aumentar a rapidez de acessibilidade; O Internet Explorer p.ex. cria um espaço no disco para utilizar como 'cache' para que as páginas web já visitadas pelo utilizador fiquem guardadas e apareçam mais rapidamente quando as volta a visitar.

Caixa de diálogo - Janelas por meio das quais o sistema operativo ou outro programa solicita a introdução de informação por parte do utilizador para que possa executar uma determinada tarefa.

Call center - Centro de atendimento telefónico. Estrutura montada para centralizar o relacionamento com clientes que entram em contato com uma empresa pelo telefone. É realizado pelas próprias empresas ou, seguindo uma tendência crescente, por operadoras especializadas, que contam com grande número de linhas telefónicas, operadores e computadores para acesso às informações contidas nas bases de dados.

CCITT - Comité Consultatif Internationale de Telegraphie et Telephonie. Um órgão da International Telecommunications Union (ITU) das Nações Unidas que define padrões de telecomunicações. (Em 1993, foi extinto e suas atribuições passaram para o ITU-TSS, Telecommunications Standards Section da ITU).

CD-ROM - Iniciais de Compact Disc - Read-Only Memory. Variação do disco compacto para armazenamento de dados surgida em 1985. Os CD-ROM são capazes de armazenar cerca de 640 MB de informação.

Cello - Um browser para navegar na WWW.

Centronics - A norma de facto usada na transmissão de informação pelas portas paralelas, para ligação de impressoras em computadores pessoais, inventada pelo fabricante de impressoras Centronics. Apesar de não ser absolutamente correcto, é usual usar-se indiferentemente os termos "porta paralela" e "porta Centronics" para designar a mesma coisa.

CERN - Trata-se do European Laboratory for Particle Physics, possivelmente o mais importante centro para pesquisas avançadas em física nuclear e de partículas, localizado em Genebra, Suíça. O nome CERN relaciona-se ao seu nome anterior, Conseil Europeen pour la Recherche Nucleaire. Para os utilizadores da Internet, o CERN é conhecido como o local onde foi desenvolvido a Web.

CGI - Common Gateway Interface; tecnologia utilizada para fazer a ''ponte'' entre o browser e as aplicações de servidor. Os programas de servidor a que damos o nome de CGIs são utilizados para desempenhar inúmeras tarefas, como por exemplo processar os dados inseridos em formulários, mostrar banners publicitários, permitir o envio de notícias para amigos, etc.
Aplicação servidora utilizada geralmente para processar solicitações do navegador (browser) através de formulários HTML, enviando o resultado em páginas dinâmicas HTML. Pode ser utilizado para conexão (gateway) com outras aplicações e bancos de dados do servidor. Exemplo de linguagens são: Perl, C e C++.


Chain letter ou chain mail - Uma carta que é recebida por alguém e enviada para várias pessoas e assim sucessivamente até que se torna excessivamente difundida. Normalmente o seu texto incita a difusão da carta por outras pessoas.

Chip - Referência a um circuito integrado. Pode ser desde um simples circuito controlador até ao próprio processador.

CHIPSET - nome colectivo para os dois chips de Apolo que se encontram em todas as placas de sistema que fornecem memória e tratamento I/0 (circuitos integrados "north bridge" e "south bridge".

Ciberespaço - É o conjunto formado pela rede de computadores e serviços que compõe a internet.

Cliente - É o computador que envia as solicitações ao servidor. Exemplo: Microcomputador utilizando o sistema operacional Windows 95 e browser Microsoft Internet Explorer (MS IE).

Clip Art - Biblioteca de figuras que são usadas para ilustrar textos, cartões, etc.

CMOS - Complementary Metal-Oxide Semi-conductor. Referente à tecnologia utilizada para construir a CMOS-RAM. Esta memória guarda as informações da configuração do BIOS-SETUP, e é alimentada por uma bateria para que não perca os dados quando desligamos o computador. A tecnologia CMOS é de muito baixo consumo energético.

CMYK - Cian, Magenta, Yellow and Black. Sistema de quatro cores que, combinadas, podem gerar outras cores. Bastante usado em impressão e trabalhos gráficos e também nas telas dos computadores.

Compilador - Programa principal de uma linguagem de programação. Transforma um programa fonte (o programa que as pessoas entendem) em linguagem de computador (programa executável).

Cookies - Se traduzirmos à letra significa 'bolachas'. Os cookies são pequenos ficheiros criados pelo Internet Explorer p.ex. a pedido do website que se está a visitar. Um cookie contém normalmente um número de série. Quando se visita de novo o website que gerou o cookie, o servidor do website repara que já existe um cookie e assim percebe que o utilizador já visitou o site. O servidor apenas pode ler o número de série contido no cookie e nada mais. O servidor não pode saber quem o utilizador é nem pode obter qualquer tipo de informações pessoais.

Comércio Electrónico - Este é o nome genérico que se dá à compra e venda de bens e serviços via Internet. A todo o tipo de comércio que ocorra na Internet dá-se este nome.

Compactar - Comprimir os dados de forma a ocupar menos espaço em disco. Tal processo é realizado mediante a utilização de software apropriado para tal, como por exemplo o Winzip.

CorelDraw - Programa de criação de imagens.

Cracker - Indivíduo que faz tudo para invadir um sistema alheio, quebrando sistemas de segurança para causar danos.

Criptografia - Criptografia é a técnica de converter uma mensagem ou mesmo um arquivo utilizando um código secreto. Com o propósito de segurança, as informações nele contidas não podem ser utilizadas ou lidas até serem decodificadas.

Cyberspace - Por cyberspace designa-se habitualmente o conjunto de computadores, serviços, enfim toda atividade que constitui a rede Internet. Mundo virtual, onde transitam as mais diferentes formas de informação e onde as pessoas que fazem parte da sociedade da informação se relacionam virtualmente, por meios eletrônicos. Termo cunhado em analogia com o espaço sideral explorado pelos astronautas inventado por William Gibson no seu romance Neuromancer.

D


Daemon - Programa em execução num computador servidor e está sempre pronto para receber solicitações de outros programas, executar determinada acção e retornar a resposta adequada.

Database - Base de dados. Conjunto ordenado de dados que permite administrá-los, consultá-los, cruzar e filtrar informações sobre si mesmos, etc.. Deste modo, a informação registada numa ocasião específica pode ser localizada e classificada pelos seus mais diferentes aspectos e da forma mais rápida possível. As bases de dados são a raiz de elementos mais complexos como aplicações em CD-ROM, motores de pesquisa da Internet (como por exemplo o SAPO) ou os sistemas informáticos centrais das companhias aéreas, bancos, etc.

Data compression - Compressão de dados. Técnica que permite reduzir ao máximo o tamanho de um ficheiro de dados, com ou sem alteração da informação original. Estas técnicas podem ser incorporadas no próprio hardware, como é o caso dos dispositivos de comunicações (modems, placas RDIS...), a fim de que o tempo de transmissão de dados seja o mais curto possível. As normas de compressão mais utilizadas em modems são MNP5 e V.42bis. No caso da compressão para armazenamento, o formato mais popular na plataforma PC é o .zip, criado pela empresa norte-americana PKWare. Em todos estes casos, a informação comprimida pode ser descomprimida para reaver o ficheiro no seu formato original. Contudo, existem casos em que a técnica de compressão não permite a reconstrução do ficheiro original: é o caso da norma JPEG, para compressão de ficheiros de imagem. Após o processo de conversão para este formato a informação perdida não pode ser recuperada.

Datagram - Datagram (datagrama) é um pacote de informação que contém os dados do usuário, permitindo sua transferência numa rede de pacotes.

Data-Link - Camada do modelo OSI, o papel desta camada é controlar o adaptador de rede de modo a estabelecer a comunicação com outra máquina, controlar o fluxo de frames, detectar a ocupação ou não do meio de transporte por outras placas, sendo nesse caso aceites e transmitidos às camadas superiores. A camada é dividida em duas partes: LLC e MAC. Os drivers das placas de rede actuam no nível LLC.

DDN - Defense Data Network. Uma porção da Internet que conecta bases militares norte-americanas e seus fornecedores, e é usada para comunicações não-confidenciais. MILNET é uma das redes DDN.

DDoS - Distributed Denial of Service; ataque em simultâneo por vários pc's.

Default - Normalmente traduzido (incorrectamente) por "defeito". Uma tradução mais correcta será "omissão", no contexto das características assumidas pelo hardware e pelo software sem intervenção do utilizador. Por exemplo: a instalação de um programa assumindo os seus valores por "default" pressupõe que o utilizador não intervirá de forma a personalizar essa mesma instalação, actuando assim "por omissão".

Delete - Do inglês "to delete", apagar. Apagar dados, um ficheiro ou uma comunicação de um meio de memória, volátil ou não.

Descompactar - Fazer retornar ao tamanho original um arquivo ou software que sofreu o processo de compactação.

DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol. Permite a atribuição dinâmica de endereços IP aos computadores que compõem uma rede. Este protocolo, também conhecido por servidor DHCP, mantem uma lista actualizada de todos os IP's atribuídos (associados a MAC ADDRESS), permitindo assim uma gestão centralizada e isenta de erros. No caso do DHCP se encontrar indisponível, é necessário configurar manualmente todos os pc's da rede. Caso a rede seja de grandes dimensões, torna-se pouco rentável e existe maior probabilidade de falha na configuração.

Dial-up - Marcação. Tipo de ligação a uma rede informática que usa a rede telefónica pública em vez de um outro tipo de ligação privada e/ou permanente. Trata-se de tipo de ligação mais comum para acesso doméstico à Internet, em que a ligação é feita ligando o número de telefone do fornecedor de acesso.

Digital - É digital tudo o que se pode mostrar e contar com números, e que tem uma magnitude que pode apresentar um conjunto limitado de estados ou valores. No caso da informática, é normal usar indiferentemente digital e binário, uma vez que os computadores modernos trabalham normalmente com dígitos binários, sequências de sinais "on" e "off", ou "sim" e "não" (os famosos "uns" e "zeros"). Em numeração decimal com base binária, é possível representar qualquer número, não interessa se grande se pequeno, se positivo se negativo. Tudo o que é necessário é espaço suficiente para armazenar essa informação. No entanto, esse espaço é dispendioso, por isso os computadores representam os números com um número limitado de bits (tipicamente 32, em alguns casos 64 no caso do PC comum). Assim, o número mais pequeno que se pode representar, em 32 bits, é 00000000 00000000 00000000 00000001. Esta é também a diferença entre números representáveis adjacentes (metade deste valor é o chamado erro de quantificação). Os valores digitais quantificados assumem um conjunto finito de valores, enquanto os valores analógicos podem assumir um conjunto infinito de valores.

Digitalizar - Processo de transformação de som ou imagem em sinais binários (dígitos). Exemplo: através dum scanner, uma foto pode ficar armazenada no computador sob a forma de um arquivo.

DIMM - Dual Inline Memory Module, módulo de memória com 168 contactos.

Directorias - Também denominados de pasta, são a estrutura onde estão armazenados os arquivos. Podem conter dentro de si arquivos ou outras directorias. As directorias possuem uma organização hierárquica, sendo a directoria raiz a que contem todas as outras.

Disco de Boot - Disquete que possui os arquivos necessários para carregar o sistema operativo. Para usá-lo ele deve estar na drive logo que o computador é ligado.

Disquete - Disco feito de material flexível e revestido com uma camada de material magnético, capaz de armazenar dados.

DMA - Direct Memory Address. Acelera a execução das operações mais comuns evitando o processador quando se pretende aceder à memória, com o DMA, os dispositivos de elevada velocidade ligados ao barramento de expansão poderem colocar os dados directamente na memória através de canais reservados DMA, sem que seja necessária a participação do processador.

DNS - Domain Name Server (ou System) é a máquina responsável pela tradução dos domínios em endereços IP; define a sintaxe dos nomes usados na internet e as regras para delegação de autoridade na definição de nomes. Durante a década de 70 a Internet cresceu de forma acelerada, o que gerou um constrangimento. Para aceder a um servidor era preciso memorizar o endereço IP dessa máquina. Surge assim o DNS, que traduz o nome do site (p.ex. www.sapo.pt) para o IP da máquina (p.ex.194.65.79.190). Os DNS respeitam uma hierarquia de autoridade. O DNS do ISP é utilizado pelos seus clientes (p.ex. os DNS Sapo são 194.65.100.117 e 194.65.5.2) e acima destes estão os DNS do país e os DNS geográficos.
Existem 5 tipos de registo DNS:
SOA - Start Of Authority
NS - Name Server
A - Address record
MX - Mail eXchanger
CNAME - Canonycal Name


Domínio ou Domain Name - Nome que descreve a organização com a qual um endereço na Internet está vinculado. Faz parte da hierarquia de nomes de grupos ou hosts da Internet, identificando as instituições na rede. Exemplo: sapo.pt, onde sapo indica a organização e .pt indica Portugal.

Domínio Público (software de) - Programa disponível publicamente, segundo condições estabelecidas pelos autores, sem custo de licenciamento para uso. Em geral, o software é utilizável sem custos para fins estritamente educacionais, e não tem garantia de manutenção ou actualização. Um dos grandes trunfos da Internet é a quantidade praticamente inesgotável

de software de domínio público, com excelente qualidade, que circula pela rede.

DOS - Disk Operating System. Sistema operativo que controla o computador. Criado no início da década de 80, baseia-se em linhas de comando.

DoS - Denial of Service; ataque onde é sobrecarregada a rede.

DDoS - Distributed Denial of Service; ataque em simultâneo por vários pc's.

Download - Transferência de arquivo (software, texto, imagens, etc) de um computador situado num ponto qualquer da rede para o nosso computador.

DPI - Dots per inch ou pontos por polegada. Medida da resolução da imagem de uma impressora ou monitor.

Drive - Dispositivo de armazenamento de dados na forma de arquivos. Entre os tipos de drives podemos citar os discos rígidos, discos flexíveis, CD-ROM, Zip drive, DVD.

Driver - Software que permite que o sistema operativo reconheça um dispositivo de hardware, como uma placa de som ou CD-ROM. Normalmente quando adquirimos um novo periférico para nosso computador vem junto a ele uma disquete ou CD-ROM contendo os drivers para aquele dispositivo.

DSL - Iniciais em inglês de Digital Subscriber Line. Nome dado à família das tecnologias que utilizam a rede de cobre da infraestrutura telefónica mas que garantem elevada capacidade de transmissão de dados. Há várias tecnologias da família DSL, que são conhecidas normalmente por xDSL. Cada tipo de tecnologia DSL tem um conjunto de características únicas em temos de performance, distância máxima, frequência de transmissão e custo.
As principais tecnologias DSL sobre um par de cobre são:
Assymetric DSL (ADSL) - Tem velocidades de transmissão diferentes para o "upload" e "download" (o que a torna indicada sobretudo para acesso à Internet) e que vão de 1 a 8 megabits por segundo, respectivamente, numa distância máxima de 4 Km;
Symetric DSL (SDSL) e High data rate DSL (HDSL) - usado para linhas de 2 Mbits;
Very high data rate DSL (VDSL) - usado para linhas de alta capacidade e serviços de banda larga;


G.Lite - Também conhecido por "ADSL Universal". Um sistema baseado em ADSL que não necessita de filtro (Splitter) nas instalações do cliente simplificando a instalação dos modems e que permite débitos binários de 385/500 quilobits/segundo no sentido ascendente e 1500 kbps no sentido descendente e cobrindo distâncias que podem ir até 6 Km.

DVD - Disc Video Digital. É parecido com o CD, porém possui uma capacidade de armazenamento de dados de sete a catorze vezes maior.


E

EEPROM - Iniciais de Electrically Erasable Programable Read Only Memory. Um tipo de EPROM que pode ser apagada através de impulsos eléctricos e que (ao contrário da RAM) retém a informação sem necessidade de energia.

EIDE - Enhaced Integrated Device Electronics. Evolução do conhecido IDE. Este novo controlador consegue controlar até quatro dispositivos IDE.

EISA - Enhanced Industry Standart Architecture. Slot de expansão de 32 bit que trabalha com um Busclock de 8.25 Mhz.

Email - Contracção de Electronic mail ou seja, correio electrónico. Também é usado na forma "e-mail".

EPROM - Iniciais de Erasable Programmable Read Only Memory, ou seja, ROM Programável e Apagável. Tipo de ROM que pode ser apagada pela exposição à luz ultravioleta. Para isso, o chip possui uma janela transparente, normalmente coberta, mas que pode ser aberta para exposição à luz. Ver ROM, EEPROM. Ao contrário da RAM, as EPROMs retêm a informação sem necessidade de energia.

Ethernet - Um padrão muito usado para a conexão física de redes locais, originalmente desenvolvido pelo Palo Alto Research Center (PARC) da Xerox nos EUA. Descreve protocolo, cabeamento, topologia e mecanismos de transmissão. A velocidade nominal de transferência é de 10 Mbps.

F


FAQ - Iniciais de Frequently Asked Questions, ou seja perguntas mais frequentes. Para evitar responder muitas vezes às mesmas perguntas, as perguntas mais frequentes feitas pelos utilizadores de BBS, páginas web ou newsgroups são compiladas num ficheiro FAQ, juntamente com as respectivas respostas.
É um arquivo contendo uma lista de perguntas mais frequentes relativas às dúvidas mais comuns sobre determinado assunto. As respostas destas perguntas são fornecidas por usuários mais antigos, experientes ou pelo responsável por determinado serviço. As FAQ's em geral são dirigidas para leigos. Contrapõe-se a RFC's.


Fax modem - Modem com capacidade de recepção e envio de faxes. Na prática, todos os modems modernos são fax-modems, dependendo apenas do facto de incluírem ou não software que tire partido dessa capacidade adicional.

FDDI - Fiber Distributed Data Interface. Um padrão para o uso de cabos de fibras ópticas em redes locais (LANs) e metropolitanas (MANs). A FDDI fornece especificações para a velocidade de transmissão de dados (alta, 100 Mbps), em redes em anel, podendo, por exemplo, conectar 1000 estações de trabalho a distâncias até 200 Km.

FidoNet - Rede mundial de BBS, baseada no uso do protocolo Fido, interligando computadores pessoais via linhas telefónicas.

File server - Servidor de ficheiros. Computador onde se armazena uma grande quantidade de informação em forma de ficheiros e que os torna acessíveis a diversos computadores e aplicações clientes, por exemplo, para os descarregar da Internet.

FILE SYSTEM - partições tipo DOS, existentes no UNIX.

Filename extension - Extensão do nome do ficheiro. Parte final do nome de um ficheiro, habitualmente separado por um ponto do nome propriamente dito, que faz referência ao conteúdo daquele, desde o tipo de informação que contém até ao método que se utilizou para a comprimir ou o programa a partir do qual foi gerada. Consta habitualmente de três caracteres.

Filtro - Um programa (ou um conjunto de características dentro de um programa) que intervém na comunicação e/ou leitura de dados e que depois escreve os dados resultantes num dado dispositivo de saída. Por exemplo, um filtro de software pode servir para enviar apenas determinados conjuntos de dados para uma impressora, de forma a assegurar a sua compatibilidade com o computador à qual está ligada; e pode impedir a passagem de determinada informação solicitada a uma base de dados com base em critérios previamente definidos - de forma a obter apenas resultados dentro de um intervalo de datas, por exemplo.
Equipamento que elimina variações bruscas de tensão ou corrente eléctrica num linha de energia ou de transmissão de dados.
Painel de vidro ou de matéria plástica que se coloca à frente dos monitores de forma a evitar os reflexos da luz ambiente e aumentar o contraste da imagem.


Finger - Um serviço de Internet que permite obter informações sobre utilizadores de uma máquina.

Firewall - São elementos que combinam hardware e software construídos usando routers, servidores e uma variedade grande de software que corre num PC especialmente configurado para, evitar o acesso não autorizado, limitar o tráfego; autenticar os utilizadores, registar informação sobre o tráfego e produzir relatórios.

Fkey - Abreviatura da expressão inglesa Function Key (Tecla de Função). Cada uma das doze teclas de funções do teclado padrão IBM-PC, de F1 a F12. A função específica destas teclas varia consoante o sistema operativo e os programas usados.

Foo - Uma palavra usada para exemplificar qualquer coisa em literatura técnica na área de informática. Por exemplo, aparece frequentemente em exemplos de nomes de domínios como ana@foo.bar.com

Frame Relay - Tecnologia utilizada em WANs, com linhas dedicadas, possivelmente de fibra óptica, sendo um derivado do X.25, mas mais rápido, porque resulta numa simplificação do X.25, em que todas as componentes destinadas à verificação e correcção de erros foram retirados, já que o meio de transporte não apresenta os níveis de ruído das linhas convencionais. Para estabelecer a ligação entre redes, cada uma delas utiliza um FRAD (Frame Relay Adapter). Os ISPs poderão acessos frame relay.

Freenet - Uma máquina na Internet que é dedicada a acesso pela comunidade sem cobrança de qualquer taxa. O acesso é fornecido através de bibliotecas públicas ou acesso dial-up. Oferece serviços de BBS's, correio electrónico e acesso (restrito, em geral) à Internet.

Freeware - Software de domínio público.

FTP - File Transfer Protocol. Protocolo que permite a transferência de ficheiros entre 2 máquinas; Utilizado, por exemplo, na actualização de conteúdos de um website. Por defeito, utiliza a porta 21.

FTP anónimo - Serviço que possibilita o acesso a repositórios públicos de arquivos via FTP.

FYI - For Your Information. Um sub-conjunto das RFCs com conteúdo consideravelmente menos técnico.

G


Gateway - Passagem. Ponto de união ou enlace entre dois sistemas de redes para permitir o intercâmbio de dados entre elas. gateway;
Sistema que possibilita o intercâmbio de serviços entre redes com tecnologias completamente distintas, como BITNET e INTERNET;
Sistema e convenções de interconexão entre duas redes de mesmo nível e idêntica tecnologia, mas sob administrações distintas;
Roteador (terminologia TCP/IP).


GB - Abreviatura de gigabyte. Unidade de armazenamento normalmente usada em informática e que é igual a mil milhões de bytes, ou mil mega bytes. Contudo, uma vez que a linguagem binária dos computadores é calculada sobre potências de base 2, não há uniformidade de critérios entre os fabricantes de equipamentos - sobretudo de discos rígidos e dispositivos de armazenamento - pelo que é frequente entender-se 1 GB como 1.000.000.000 de bytes mas também como 1.073.741.824 bytes, ou seja 230, ou 1.024 megabytes. Até ao início dos anos 90, a capacidade da maioria dos discos rígidos e dispositivos de armazenamento eram expressos em megabytes mas, como o aumento progressivo das capacidades obtidas, o gigabyte tornou-se a medida mais usada.

General MIDI - Conjunto de especificações estabelecidas em 1991 entre a Japanese MIDI Standards Committee e a American MIDI Manufactures Association (www.MIDI.org) para aperfeiçoar a norma MIDI. Definem a utilização de um mínimo de 16 tipos de instrumentos (128 sons) mais 47 instrumentos de percussão, bem como a sua exacta localização num sintetizador: de 1 a 8 os pianos, de 17 a 24 os órgãos e de 105 a 112 os instrumentos étnicos, por exemplo. Ao ordenar os instrumentos por categorias, atribuindo-lhes um número, o General MIDI garante que uma música criada num determinado equipamento MIDI seja correctamente reproduzida num outro dispositivo do mesmo género, sem alteração dos instrumentos originalmente utilizados, o que acontecia entre equipamentos MIDI de vários fabricantes até essa altura. O General MIDI especifica ainda uma polifonia mínima de 24 vozes e o suporte a 16 canais MIDI, com o canal 10 reservado às percussões. Empresas como a Yamaha e a Roland possuem versões acrescentadas do padrão General MIDI, respectivamente as normas XG e GS.

GIF - Iniciais de Graphics Interchange Format. Formato de ficheiro de imagem tipo bitmap identificado no mundo PC pela extensão de nome de ficheiro .gif. Este formato suporta ficheiros de imagem de alta resolução mas apenas com um máximo de 256 cores, o que permite criar ficheiros de pequena dimensão, ideais para utilização na Internet. O formato foi criado pelo sistema de informação online Compuserve (daí que, muitas vezes, seja referido como "Compuserve GIF") e popularizou-se com o advento da World Wide Web. No final dos anos 90 começou a ser preterido em favor do formato JPEG, o qual permite criar ficheiros de maior qualidade (sem o limite de 256 cores) e maior compressão.

GIF animado - Tipo de animação que consiste na sequência de diversas imagens em formato GIF num único ficheiro. Especialmente usada em documentos HTML na WWW.

Gopher - Um sistema distribuído para busca e recuperação de documentos, que combina recursos de navegação através de colecções de documentos e bases de dados indexadas, por meio de menus hierárquicos. O protocolo de comunicação e o software seguem o modelo cliente-servidor, permitindo que utilizadores em sistemas heterogéneos naveguem, pesquisem e recuperem documentos armazenados em diferentes sistemas, de maneira simples e intuitiva.

H

Hacker - Habitualmente (e erradamente) confundido com cracker, um hacker é um expert ou Problem Solver, aquele que apresenta soluções para problemas técnicos relativos à Internet. Quebra barreiras mas não causa danos em sistemas alheios, deixando muitas vezes mensagens de alerta nos servidores vulneráveis.

Hardware - Equipamento. Na informática, tudo o que é físico. Os computadores e os seus periféricos são, genericamente, "hardware".

HDD - Dispositivo de memória magnética de grande capacidade (Disco Rígido).

Header - Cabeçalho. Parte inicial de um pacote de dados a transmitir, que contém a informação sobre os pontos de origem e de destino de um envio e sobre o controlo de erros. Esta expressão aplica-se com frequência, e de maneira errónea, apenas a envios de correio electrónico, pelo que recebe o nome "mailheader", mas normalmente qualquer pacote de dados que se transmite entre computadores contém um "header". No contexto de documentos normais (texto, folhas de cálculo...), a expressão indica a informação presente no topo de cada um das páginas do documento, como o número de página ou a data.

Homepage - Página principal.
1. Página web principal ou de apresentação num sítio (site) da web. O sítio web pode conter múltiplas páginas web, mas apenas uma será a home page.
2. Página que o browser mostra por omissão logo de início, e que se pode trocar segundo a preferência do utilizador.


Host - Anfitrião. Computador central. Computador central que permite a um ou vários utilizadores comunicar-se em rede com outros computadores.

HTML - HyperText Markup Language. Linguagem padrão usada para escrever páginas de documentos para Web ou WWW. É uma variante da SGML (Standard Generalized Markup Language), bem mais fácil de aprender e usar, possibilitando preparar documentos com gráficos e links para outros documentos para visualização em sistemas que utilizam Web.

HTTP - HyperText Transfer Protocol. Este protocolo é o conjunto de regras que permite a transferência de informações na Web e permite que os autores de páginas de hipertextos incluam comandos que possibilitem saltos para recursos e outros documentos disponíveis em sistemas remotos, de forma transparente para o usuário.

HZ - Hertz. Grandeza que serve para medir a frequência (ciclos por segundo).

0 comentários:

Postar um comentário

About Us